Estudo Técnico Preliminar
Modelo Conforme INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 40, DE 22 DE MAIO DE 2020
1. Informações Básicas
Número do processo: 23188.002017.2021-99
2. Descrição da necessidade
De acordo com o cenário de recomendações de distanciamento social e a necessidade de atualização da equipe em diversas áreas, faz-se necessário contratar uma empresa que forneça cursos EaD, ao Vivo, sendo contratação de pessoa jurídica para ministrar curso de capacitação sobre Retenções Tributárias e EFD-Reinf para Órgãos Públicos. - com carga horária de 24 horas, para 20 (vinte) servidores (participantes), para servidores que trabalham na área de contabilidade, orçamento e finanças.
3. Área requisitante
Nome do setor Requisitante: Diretoria de Orçamento
Responável: Vandervanio Osni Pacheco dos Santos
4. Descrição dos Requisitos da Contratação
Conteúdo Programático
1. Direito Tributário e Responsabilidade Tributária
· Atividade financeira do Estado
· Tributos Federais, Estaduais e Municipais;
· Obrigação tributária;
· Responsabilidade tributária;
· Crédito tributário;
2. Retenções dos Contribuintes Individuais
· Fato gerador, base de cálculo, alíquotas e contribuintes;
· Responsabilidade tributária no INSS;
· INSS sobre serviços prestados por pessoas físicas;
· Responsabilidade tributária do IRRF;
· IRRF sobre pessoas físicas
· E-Social;
3. Retenções das Pessoas Jurídicas
· Fato gerador, base de cálculo, alíquotas e contribuintes;
· Matriz de incidência do imposto, responsabilidade tributária;
· ISSQN na contratação dos serviços em geral;
· Domicílio do prestador x recolhimento do imposto;
· Lei complementar 116/2003;
· Lei complementar 123/2006;
4. Sujeitos passivos obrigados a adotar a EFD-Reinf;
5. Documentação técnica referente à EFD-Reinf;
6. Eventos da EFD-Reinf;
· Eventos de tabela
· Eventos periódicos
· Prazo de envio dos eventos periódicos
· Envio de eventos
· Fechamento do “movimento”
7. EFD-Reinf sem movimento;
8. Relação dos eventos e requisitos
9. Acesso à EFD-Reinf
10. Transmissão dos arquivos
· Sequenciamento lógico dos eventos
· Comprovante de entrega
11. Retificações e alterações
· Alteração, Retificação e Exclusão de Informações
· Regras de arredondamento de retenções na EFD-Reinf
12. Entendendo os leiautes da EFD-Reinf.
13. Regras de envio da informação ao ambiente nacional da EFD-Reinf
14. Estudos dos Eventos da EFD-Reinf:
· R-1000 – Informações do contribuinte;
· R-1070 – Tabela de processos administrativos/judiciais;
· R-2010 – Retenção de contribuição previdenciária - serviços tomados;
· R-2020 - Retenção de contribuição previdenciária – serviços prestados;
· R-2030 – Recursos recebidos por associação desportiva;
· R-2040 – Recursos repassados para associação desportiva;
· R-2050 – Comercialização da produção p/ produtor rural PJ/agroindústria;
· R-2055 – Aquisição de produção rural;
· R-2060 – Contribuição previdenciária sobre a receita bruta – CPRB;
· R-2098 – Reabertura dos eventos periódicos;
· R-2099 – Fechamento dos eventos periódicos;
· R-3010 – Receita de espetáculos desportivos;
· R-5001 – Informações de bases e tributos por evento;
· R-5011 – Informações de bases e tributos consolidadas por período de apuração;
· R-9000 – Exclusão de eventos.
15. EFD-Reinf na Terceirização de Mão de Obra
· Fato gerador, base de cálculo, alíquotas e contribuintes;
· Responsabilidade tributária no INSS;
· Retenção INSS dos Pessoas Jurídicas (retenção dos 11% ou 3,5%);
· Cessão de mão de obra e empreitada de mão de obra;
· Tributação sobre fiscalização de contratos de terceirização;
· Eventos da EFD-Reinf na Terceirização de Mão de Obra;
· Eventos da EFD-Reinf nos contratos de construção civil;
11.3 As aulas deverão ser ministradas entre segunda e sexta, com duração de 5 ( cinco) horas por dia, no período da manhã, conforme estabelecido no contrato;
4.8 Deverá ser fornecido o certificado de participação aos participantes que tiverem mais que 80% de presença;
4.9 Deverá ser disponibilizada diariamente a forma de controle da presença dos participantes no início e no final de cada aula;
4.10 A contratada deverá disponibilizar o curso já incluso todos os impostos e taxas decorrentes do serviço prestado;
4.11 Os horários das aulas deverão observar o horário padrão da cidade de Cuiabá - MT (UTC/GMT-4:00)
5. Levantamento de Mercado
5.1 Orçamentos recebidos:
DATA | FORNECEDOR | VALOR TOTAL | VALOR POR PARTICIPANTE | Nº DE PARTICIPANTES | CARGA HORÁRIA |
14/09/2021 | EQUIPE GESTÃO EIRELI | R$ 17.600,00 | R$ 880,00 | 20 | 24 HORAS |
17/09/2021 | ESAFI – Escola de Administração e Treinamento Ltda. | R$ 18.400,00 | R$ 920,00 | 20 | 24 HORAS |
16/09/2021 | CONSULTRE – CONSULTORIA E TREINAMENTO LTDA. | R$ 20.666,60 | R$ 1.033,33 | 20 | 24 HORAS |
5.2 Contratações similares ao item 4.1:
5.2.1 Inexigibilidade de Licitação nº 24/2021 - UASG 158144 - INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO - REITORIAS. Objeto: Pagamento de inscrição para participação no curso a distância de Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD – Reinf. Dados do Fornecedor: EQUIPE GESTÃO EIRELI - CNPJ/CPF: 23.300.440/0001-60 - Valor Unitário do Item: R$ 880,00. Valor Total: R$17.600,00
O Regime jurídico aplicável aos contratos da Administração Pública impõe, como condicionante à regularidade da tratativa, a demonstração de que os preços ajustados estão conforme a realidade de mercado.
Considerando a inviabilidade de competição, que legitima a contratação direta via inexigibilidade, decorre de não ser possível definir critérios objetivos de comparação e julgamento entre propostas, sendo uma motivadamente eleita como a mais adequada à Administração, então, é preciso sopesar os preços que este prestador de serviço, contemporaneamente, pratica para contratantes em função da atividade anterior do próprio particular contratado.
Nota Fiscal 2020274 | Nota Fiscal 2 2020279 | Nota Fiscal 4 2019233 | Nota Fiscal 2020273 |
R$ 23.750,00 | R$ 2.100,00 | R$ 2.500,00 | R$ 14.700,00 |
25 servidores | 2 servidores | 2 servidores | 4 servidores |
Com isso , enfatizo que a justificativa dos preços contratados observou o art. 26, parágrafo único, inciso III, da Lei 8.666/1993 e seguiu a jurisprudência desta do TCU sobre o tema (Acórdão 2993/2018 - Relator Ministro Bruno)
6. Descrição da solução como um todo (campo obrigatório)
Contratação de empresa especializada para disponibilização curso na modalidade EaD, on-line e ao vivo, sobre Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf - com carga horária de 24 horas, para 20 (vinte) servidores (participantes) que trabalham na área de contabilidade e finanças lotados no IFMT.
7. Estimativa das Quantidades a serem Contratadas
Estima-se que um curso com carga horária de 24 horas/aulas para 20 (vinte) servidores, atendam as necessidades do IFMT
8. Estimativa do Valor da Contratação
8.1 Considerando o valor das contratações similares em outros órgãos, e ainda, os orçamentos recebidos, conforme tabela abaixo e item 5.1:
VALORES ESTIMADOS CONFORME ITEM 5.1 (R$) POR PESSOA | ||||
CURSO | Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais – EFD-Reinf | |||
CONTRATAÇÃO 1 | R$ 880,00 | |||
VALOR TOTAL | R$ 17.600,00 |
8.1.1 O valor estimado para essa contração, conforme curso descrito no item 5.1, considerando a estimativa para 20 (vinte) servidores, seria: R$ 880,00 x 20 = 17.600,00. O total estimado para essa contratação seria então R$ 17.600,00.
8.2 Foram solicitados orçamentos a diversas empresas, conforme e-mails anexados ao processo 23188.002017.2021-99 e a partir das repostas das empresas foi emitido o Estudo da Estimativa do Preços.
8.2.1 A partir desse levantamento, chegou-se ao valor total do curso em R$ 17.600,00 (Dezessete mil, oitocentos reais), com base na proposta da empresa EQUIPE GESTÃO EIRELI.
9. Justificativa para o Parcelamento ou não da Solução (campo obrigatório)
A solução não foi parcelada, tendo em vista que se trata de curso específico e com carga horária específica.
10. Contratações Correlatas e/ou Interdependentes
Não foram realizadas contrações correlatas ou interdependentes nos últimos 5 anos.
11. Alinhamento entre a Contratação e o Planejamento (campo obrigatório)
11.1 O objeto contratado esta de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI 2019-2023), sendo o objetivo Estratégico (OE) Nº 02 - Promover a qualidade de vida dos servidores no trabalho nas relações interpessoais e nas ações institucionais, com indicador Nº 4 do quadro 4, com a indicação Nº 2 sendo o "Número de servidores capacitados em cursos/eventos de curta duração".
11.2 O objeto a ser contratado está previsto no PAC 2021 do IFMT.
11.3 A ação contratada está de acordo com Plano de Desenvolvimento de Pessoas PDP/IFMT ano de 2021, atendendo a Necessidade de Nº 77, sendo " Adquirir conhecimentos técnicos, teóricos e práticos sobre temas e sistemas relacionados a área de Contabilidade e Finanças, com o objetivo de aprimorar os trabalhos do setor".
12. Resultados Pretendidos
12.1 Ter as equipes de Contabilidade e Finanças capacitadas, de acordo com as RETENÇÕES TRIBUTÁRIA & EFD-REINF
12.2 Melhorar o entendimento das equipes em relação aos novos aspectos trazidos pelas RETENÇÕES TRIBUTÁRIA & EFD-REINF
12.3 Disponibilizar um ambiente de troca de informações entre professores e alunos, minimizando dúvidas e esclarecendo conflitos sobre o Regime.
13. Providências a serem Adotadas
13.1 Disponibilização do ambiente para inscrições dos servidores;
13.2 Garantia de recursos mínimos como computador, acesso à internet, microfone e ferramentas necessárias para as devidas participações, focando no aprendizado.
14. Possíveis Impactos Ambientais
Não se aplica.
15. Declaração de Viabilidade (campo obrigatório)
Informe abaixo a viabilidade do objeto deste ETP. Caso o projeto seja inviável, é obrigatório informar a justificativa de inviabilidade.
( x )Esta equipe de planejamento declara viável esta contratação com base neste Estudo Técnico Preliminar, consoante o inciso XIII, art 7º da IN 40 de 22 de maio de 2020, da SEGES/ME.
( )Esta equipe de planejamento declara inviável esta contratação com base neste Estudo Técnico Preliminar, consoante o inciso XIII, art 7º da IN 40 de 22 de maio de 2020, da SEGES/ME. pelas seguintes justificativas:
Responsável(eis) pela elaboração do estudo preliminar:
Cuiabá - MT, 5 de outubro de 2021
EQUIPE DE PLANEJAMENTO |
Elizangela Cristina Magalhães
Siape nº
Integrante Requisitante
Portaria nº 1291, de 16/06/2021
Roni Rodrigues da Silva
Siape nº 1659619
Integrante Técnico
Portaria nº 2.140, de 23/09/2021
Pâmella Elis Bandeira
Siape nº 2089490
Integrante Administrativo
Portaria nº 2.140, de 16/06/2021
APROVAÇÃO E AUTORIZAÇÃO DA AQUISIÇÃO |
Julio César dos Santos
Matrícula/SIAPE: 1748959Ordenador de Despesas
Reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Decreto Presidencial de 31 de Março de 2021
Documento assinado eletronicamente por:
- Elizangela Cristina Magalhaes, CHEFE - CD0004 - RTR-DCF, em 05/10/2021 18:50:34.
- Roni Rodrigues da Silva, ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO, em 05/10/2021 19:16:46.
- Julio Cesar dos Santos, REITOR - CD0001 - RTR, em 06/10/2021 07:58:42.
- Pamella Elis Bandeira, DIRETOR - CD0003 - RTR-DADM, em 06/10/2021 09:06:26.
Este documento foi emitido pelo SUAP em 05/10/2021. Para comprovar sua autenticidade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse https://suapteste.ifmt.edu.br/autenticar-documento/ e forneça os dados abaixo:
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