1. INFORMAÇÕES BÁSICAS |
2. DESCRIÇÃO DA NECESSIDADE |
2.2 A transformação digital é um fenômeno cada dia mais presente na sociedade brasileira. Parte significativa das atividades laborativas do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Avançado Guarantã do Norte necessitam de estações de trabalho conectadas à Internet. O corpo acadêmico necessita de acesso à informação digital em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão, assim como a necessidade de comunicação e troca de documentação com outras instituições e centros de estudo e pesquisa. A área administrativa, por sua vez, depende de ferramentas e serviços disponibilizados na rede local ou sites institucionais, exigindo funcionamento da rede lógica em período integral. Abaixo estão fotos da estrutura administrativa.
2.3 Considerando o problema acima a ser resolvido para o atendimento das necessidades acima informadas, há o interesse público na infraestrutura de rede lógica e de cabeamento estruturado adequadas, de forma a garantir a devida eficiência, eficácia e segurança na troca de informações. Essa infraestrutura deve considerar a expansão e alteração do prédio do campus, decorrente de manutenções, reformas e de mudanças nos layouts das salas. A foto abaixo demonstra a área total do campus que pode receber novas estruturas.
3. DESCRIÇÃO DOS REQUISITOS NECESSÁRIOS E SUFICIENTES À ESCOLHA DA SOLUÇÃO |
- Usar produtos de limpeza e conservação de superfícies e objetos inanimados que obedeçam às classificações e especificações determinadas pela ANVISA;
- Adotar medidas para evitar o desperdício de água tratada, conforme instituído no Decreto no 48.138, de 08 de outubro de 2003;
- Observar a Resolução CONAMA no 20, de 7 de dezembro de 1994, quanto aos equipamentos de limpeza que gerem ruído no seu funcionamento;
- Fornecer aos empregados os equipamentos de segurança que se fizerem necessários, para a execução de serviços;
- Realizar programa interno de treinamento de seus empregados para redução do consumo de energia elétrica, redução do consumo de água e redução da produção de resíduos sólidos, observadas as normas ambientais vigentes;
- Respeitar as Normas Brasileiras – NBR publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas sobre resíduos sólidos;
- Que os bens sejam constituídos, no todo ou em parte, por material reciclado, atóxico, biodegradável, conforme ABNT NBR – 15448-1 e 15448-2;
- Que os bens devam ser, preferencialmente, acondicionados em embalagem individual adequada, com o menor volume possível, que utilize materiais recicláveis, de forma a garantir a máxima proteção durante o transporte e o armazenamento;
- Que os bens não contenham substâncias perigosas em concentração acima da recomendada na diretiva RoHS (Restriction of Certain Hazardous Substances), tais como mercúrio (Hg), chumbo (Pb), cromo hexavalente (Cr (VI)), cádmio (Cd), bifenilpolibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs).
4 - LEVANTAMENTO DE MERCADO E ESTRATÉGIAS DA CONTRATAÇÃO |
4.6 Os padrões de desempenho e qualidade dos serviços a serem contratados podem ser objetivamente definidos pelo ato convocatório, por meio de especificações usuais do mercado e enquadram-se nos pressupostos do Decreto n° 9.507 de 2018, constituindo-se em atividades materiais acessórias, instrumentais ou complementares à área de competência legal do órgão licitante, não inerentes às categorias funcionais abrangidas por seu respectivo plano de cargos.
4.7 Modalidade da licitação:
4.7.1 Os serviços a serem executados compreendem a execução de serviço comum de engenharia, nos termos do Art. 3º, Inciso VIII do Decreto nº 10.024, de 20 de setembro 2019. Para essa definição a Diretoria de Administração da Proad realizou Consulta Técnica ao Escritório de Infraestrutura do IFMT, o qual se manifestaram por meio do Nota Técnica nº 1/2022 - RTR-DSPLAN/RTR/IFMT.
4.7.2 Sistematizam-se, a seguir, os objetos licitáveis, as modalidades licitatórias, os critérios de julgamento de propostas e o rito procedimental previstos no Projeto de Lei nº 1292, de 1995, por meio do seguinte quadro representativo:
Objeto | Modalidade | Critério de Julgamento de Proposta | Rito Procedimental Ordinário (fases) |
Serviço Comum de engenharia | Concorrência | Maior desconto | 1 - preparatória; 2 - divulgação do edital de licitação; 3 - apresentação de propostas e lances quando for o caso; 4 - julgamento; 5 - habilitação; 6 - recursal; 7 - homologação. |
Melhor técnica ou conteúdo artístico | |||
Técnica e preço | |||
Maior retorno econômico | |||
Pregão art. 29, parágrafo único c/c o art. 6º, inciso XXI, alínea “a” | Menor preço |
4.8.2 A empreitada por preço global deve ser adotada quando for possível definir previamente no projeto, com boa margem de precisão, as quantidades dos serviços a serem executados; enquanto que a empreitada por preço unitário deve ser preferida para objetos que, por sua natureza, não permitam a precisa indicação dos quantitativos orçamentários. Acórdão TCU nº 1.977/2013 – Plenário
4.8.3 Dentre as vantagens da empreitada por preço unitário, temos:
- Pagamento apenas pelos serviços efetivamente executados;
- Apresenta menor risco para o construtor, na medida em que ele não assume risco quanto aos quantitativos de serviços (riscos geológicos do construtor são minimizados); e
- A obra pode ser licitada com um projeto com grau de detalhamento inferior ao exigido para uma empreitada por preço global ou integral.
4.8.4 Dentre as vantagens da empreitada por preço global, temos:
- Simplicidade nas medições (medições por etapa concluída);
- Menor custo para a Administração Pública na fiscalização da obra;
- Valor final do contrato é, em princípio, fixo;
- Restringe os pleitos do construtor e a assinatura de aditivos;
- Dificulta o jogo de planilha; e
- Incentiva o cumprimento de prazo, pois o contratado só recebe quando conclui uma etapa.
- Instituto Federal de Sergipe - Pregão 23/2020
- Instituto Federal de Santa Catarina - Pregão 22/2021
- Tribunal Regional do Trabalho 8ª Região - Pregão 05/2017
- Instituto Federal de Santa Catarina - Pregão 111/2019
5 - DESCRIÇÃO DA SOLUÇÃO COMO UM TODO |
5.3 Os serviços referentes à presente contratação em questão não se enquadram como serviços continuados, pois apesar de sua não execução ou interrupção comprometer as atividades do Instituto e sua contratação poder estender por mais de um exercício financeiro, o objeto da contratação não é habitual. Os serviços considerados não continuados são aqueles que impõem aos contratados o dever de realizar a prestação de um serviço específico, em um período predeterminado, podendo ser prorrogado (IN 05/2017 MPDG), que é o caso objeto desta contratação.
5.4 O enquadramento do serviço de instalação de soluções de cabeamento estruturado com a natureza de serviço comum de engenharia permite que seja optado pela modalidade Pregão Eletrônico. Esta modalidade proporciona maior abrangência e competitividade entre os licitantes, se comparada à modalidade concorrência, por isso demonstra-se a alternativa mais vantajosa para a Administração. Assim, esta Equipe de Planejamento conclui que esta contratação deve ocorrer pela modalidade Pregão.
5.5 Nos termos do Art. 7º, do Decreto nº 10.024, de 20 de setembro 2019, na disputa entre os licitantes será utilizando critério de julgamento de menor preço, visto que a administração tem condições de definir os objetos e quantitativos. O preço deve ser exequível com vantagem para a Administração.
6 - ESTIMATIVA DAS QUANTIDADES A SEREM CONTRATADAS |
7 - ESTIMATIVA DO VALOR DA CONTRATAÇÃO |
8 - JUSTIFICATIVAS PARA O PARCELAMENTO OU NÃO DA SOLUÇÃO |
- Economicidade do erário público: cada item tem sua peculiaridade e no caso de contratação dos serviços separadamente, haverá a necessidade de pagamento de engenheiro, arquiteto, taxas/impostos e canteiro de obras para cada empresa separadamente, o que acarreta em aumentar o custo global da execução dos serviços;
- Sequência dos serviços: o objeto de cada item é composto, em sua grande maioria, por serviços cuja relação de dependência entre eles é Início-Término (IT), ou seja, um serviço só começa após o término do outro. Este fator impossibilita o trabalho simultâneo de duas ou mais empresas.
- Técnica: Tecnicamente os serviços contratados são de construção civil e a execução por entes diferentes aumenta os riscos pois leva a perda da garantia do serviço, caracterizando o mau emprego dos recursos públicos.
8.2 Apesar da contratação ser dividida em itens, os serviços a serem executados serão sobre a mesma benfeitoria e possuem relação técnica direta entre si, o que ao serem prestados por uma única empresa vencedora assegura o emprego da técnica e continuidade da prestação dos serviços de forma global, bem como otimiza a gestão do contrato e a fiscalização do serviço de engenharia. O empreendimento deverá ser indivisível e executado de forma global.
8.3 Caso fosse subdividida a contratação acarretaria em aumento de custos de administração, acampamento e canteiros de obras por diversas empresas, e dificultaria tecnicamente a contratação de empresas especializadas para executarem serviços específicos de pequenos valores.
8.4 É importante considerar que o não parcelamento não restringe a competitividade das empresas, pois os serviços pretendidos juntamente com os respectivos materiais fazem parte do mesmo segmento de mercado das empresas especializadas, não implicando em restrição de competitividade.
9 - CONTRATAÇÕES CORRELATAS E/OU INTERDEPENDENTES |
10 - DEMONSTRAÇÃO DO ALINHAMENTO ENTRE A CONTRATAÇÃO E O PLANEJAMENTO DO ÓRGÃO |
- OE03 - Desenvolver e Implementar Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs) aplicáveis a educação;
- OE05 - Melhorar a qualidade do ensino nos diferentes níveis e modalidades;
- OE10 - Instituir e executar a política de comunicação e marketing para a instituição.
11. RESULTADOS PRETENDIDOS |
Os resultados pretendidos estão abaixo relacionados:
- Disponibilizar infraestrutura moderna para conexão de computadores à Rede Local e Internet de forma padronizada no IFMT;
- Garantir a manutenção preventiva, corretiva e adaptativa da infraestrutura de rede lógica desta instituição;
- Possibilitar alteração da infraestrutura de rede lógica instalada, decorrente de alteração do layout ou de alterações da infraestrutura de salas, conforme demanda;
- Garantir a manutenção preventiva, corretiva e adaptativa dos links de fibra óptica da Instituição;
- Garantir eficiência, eficácia e segurança na troca de informações através das redes de computadores;
- Aperfeiçoar o sistema telefônico, integrando as redes de voz e dados em um meio físico convergente;
- Preservar a Instituição quanto a possíveis prejuízos decorrentes da falta de comunicação;
- Garantir a disponibilidade e acessibilidade de sites, sistemas e serviços hospedados e mantidos pela Instituição.
12. PROVIDÊNCIAS A SEREM ADOTADAS PELA ADMINISTRAÇÃO PREVIAMENTE À CELEBRAÇÃO DO CONTRATO |
13. POSSÍVEIS IMPACTOS AMBIENTAIS E RESPECTIVAS MEDIDAS DE TRATAMENTO |
14 - POSICIONAMENTO CONCLUSIVO SOBRE A VIABILIDADE E RAZOABILIDADE DA CONTRATAÇÃO |
Responsáveis pela elaboração do estudo preliminar:
Matrícula Siape 2300092
DESPACHO DO ORDENADOR DE DESPESAS Aprovo integralmente as conclusões oriundas do presente estudo. Júlio Cesar dos Santos |
Documento assinado eletronicamente por:
- Valdenor Santos Oliveira, DIRETOR GERAL - CD0003 - CGTA, em 11/10/2022 15:47:30.
- Pamella Elis Bandeira, DIRETOR - CD0003 - RTR-DADM, em 11/10/2022 17:22:05.
- Bruno Neves de Campos, TECNICO EM ELETROTECNICA, em 11/10/2022 18:27:48.
- Iraecio de Sousa Carvalho, TEC DE TECNOLOGIA DA INFORMACAO, em 11/10/2022 18:34:05.
- Julio Cesar dos Santos, REITOR - CD0001 - RTR, em 13/10/2022 09:45:09.
Este documento foi emitido pelo SUAP em 11/08/2022. Para comprovar sua autenticidade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse https://suapteste.ifmt.edu.br/autenticar-documento/ e forneça os dados abaixo:
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