Ministério da Educação
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus Lucas do Rio Verde

Estudo da Estimativa de Preços
INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 7 DE JULHO DE 2021

O presente documento visa demonstrar através de um estudo a estimativa de preços para aquisição/contratação de um determinado material ou serviço.

Órgão: Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso 
Setor Demandante:
CALRV - Departamento de Administração e Planejamento
Protocolos n º:
23751.000159.2023-31
Nome do Responsável pela Demanda:
Danillo de Mattos Gregório
Matrícula Siape nº:
2323365
E-mail:
danillo.gregorio@ifmt.edu.br
Telefone:
(65)3548-4401 / 98105-8381 / 9982-5851

Considerando o disposto no Art. 3º  da INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 7 DE JULHO DE 2021, a pesquisa de preços será materializada em documentos que conterá, no mínimo:
I - descrição do objeto a ser contratado;
II - identificação do(s) agente(s) responsável(is) pela pesquisa ou, se for o caso, da equipe de
planejamento;
III - caracterização das fontes consultadas;
IV - série de preços coletados;
V - método matemático aplicado para a definição do valor estimado; e
VI - justificativas para a metodologia utilizada, em especial para a desconsideração de valores inexequíveis, inconsistentes e excessivamente elevados, se aplicável.
VII - memória de cálculo do valor estimado e documentos que lhe dão suporte; e
VIII - justificativa da escolha dos fornecedores, no caso da pesquisa direta de que dispõe o
inciso IV do art. 5º.


Desta forma, seguem abaixo as informações da pesquisa efetuada bem como do estudo e preço estimado apurado para esta aquisição:

I. DO OBJETO DA AQUISIÇÃO / CONTRATAÇÃO
Contratação de pessoa jurídica para prestação de serviços terceirizados de natureza continuada de limpeza, conservação, asseio, com fornecimento de mão de obra, uniformes, EPI's, materiais, utensílios, equipamentos, para o IFMT - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Campus Avançado Lucas do Rio Verde.

II.  Identificação dos agentes responsáveis pela cotação
1. Rosenilde Garcia dos Santos Gregório
        TAE - Tecnóloga em Gestão Pública
        SIAPE: 1277632

2. Danillo de Mattos Gregorio
        TAE - Coordenar Administração e Planejamento
        SIAPE: 2323365

III. Caracterização das fontes consultadas
Afim de atender a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 7 DE JULHO DE 2021, as informações sobre as fontes de pesquisa dos preços, tais como orçamentos/cotações, Relatório de Pesquisa de Preços no portal compras.gov.br entre outros consultados seguem anexadas ao processo e constam relacionados na "Planilha Padrão de Estimativa de Preços".

IV. Série de preços coletados
Afim de atender a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 7 DE JULHO DE 2021, declaro que a consolidação dos preços juntamente comas memórias de cálculos utilizadas para se obter o valor estimado seguem anexadas ao processo conforme "Planilha Padrão de Estimativa de Preços".

V.  Método matemático aplicado para a definição do valor estimado e justificativas para a metodologia utilizada, em especial para a desconsideração de valores inexequíveis, inconsistentes e excessivamente elevados, se aplicável e outras justificativas caso necessário.

Afim de atender a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 7 DE JULHO DE 2021, declaro que o método matemático aplicado para a definição do valor estimado constam na "Planilha Padrão de Estimativa de Preços" anexada ao processo.

VI. Justificativas para a metodologia utilizada, em especial para a desconsideração de valores inexequíveis, inconsistentes e excessivamente elevados, se aplicável e outras justificativas caso necessário.

Declaro que para cálculo dos insumos (materiais de consumo, uniformes e EPEI's) foi utilizada como metodologia para obtenção do preço de referência a MÉDIA dos valores obtidos, método estatuído na INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 65, DE 7 DE JULHO DE 2021, ressaltando-se que:

Planilha Padrão de Estimativa de Preços
https://suap.ifmt.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento_digitalizado/451705/
https://suap.ifmt.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento_digitalizado/451708/
https://suap.ifmt.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento_digitalizado/451710/
https://suap.ifmt.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento_digitalizado/451740/

Declaro também que:
- A quantidade de postos necessários para a efetiva prestação dos serviços ​​​​​​​foi estimada a partir da área demandada, objeto da contratação pretendida, e conforme produtividade média e frequência de cada tipo de serviço referenciadas na IN nº 05/2017 e no caderno de logística do serviço de limpeza, asseio e conservação da SLTI.
-  Para definição do preço limite de referência dos serviços objeto desta contratação deve-se levar em consideração o valor máximo por produtividade indicados pela Secretaria de Gestão (SEGES), por meio da Portaria nº 213, de 25 de setembro de 2017 para o Estado de Mato Grosso. Tais valores observaram os índices de produtividade por servente em jornada de oito horas diárias, expressos na IN MPDG nº 05/2017 que foram consultados no seguinte endereço: https://www.gov.br/compras/pt-br/agente-publico/cadernos-tecnicos-e-valores-limites

Planilha de Custos e Formação Preços Serviços DEMO
https://suap.ifmt.edu.br/documento_eletronico/visualizar_documento_digitalizado/451740/

Valor de Referência apurado: 

Item
Unid.
Qtde.
CATSERV
Descrição Resumida
Valor de Referência
Vlr. Unit Estimado (R$)
Vlr. Total Estimado (R$)
01Serviço1225194Prestação dos serviços terceirizados de natureza continuada de limpeza, conservação e higienização10.094,64121.135,68
TOTAL
121.135,68

Lucas do Rio Verde/MT, 16 de março de 2023

Documento assinado eletronicamente por:

  • Rosenilde Garcia dos Santos Gregorio, TECNOLOGO-FORMACAO, em 16/03/2023 17:13:25.
  • Danillo de Mattos Gregorio, COORDENADOR(A) - FG0002 - LRV-DAP, em 16/03/2023 17:14:36.
QR code do documento

Este documento foi emitido pelo SUAP em 16/03/2023. Para comprovar sua autenticidade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse https://suapteste.ifmt.edu.br/autenticar-documento/ e forneça os dados abaixo:

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492586
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