Documento de Formalização da Demanda
Órgão: IFMT - Campus Barra do Garças | ||
Setor Demandante: Coordenação do Setor de Patrimônio e Logística | Processo: 23189.000166.2022-94 | |
Nome dos responsáveis pela Demanda: Ricardo Camargo de Souza e Jose Fernandes Nunes Belem | Siapes nº: 2340991 e 1860869 | |
E-mail: ricardo.camargo@ifmt.edu.br e fernandes.belem@ifmt.edu.br | Telefone: (66) 3402-0115 |
1. Objeto da aquisição/contratação
Contratação de empresa para prestação de serviços de intermediação, administração e implantação de um sistema informatizado e integrado, com utilização de cartão magnético ou microprocessado de gerenciamento de frota de veículos, tratores e implementos agrícolas para o gerenciamento da prestação de serviços de abastecimento, manutenção preventiva e corretiva e lavagem da frota e os serviços de guincho, incluindo o fornecimento de peças, acessórios e mão de obra, por meio de rede credenciada, para uso dos veículos oficiais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus Barra do Garças, conforme condições, quantidades, exigências e estimativas.
2. Justificativa da necessidade da aquisição/contratação
2.1. Motivação da aquisição/Contratação
As atividades de manutenção veicular preventiva e corretiva, bem como o abastecimento de veículos, são essenciais para o pleno funcionamento do Campus Barra do Garças.
A adoção de sistema informatizado para o gerenciamento do abastecimento e manutenção da frota do IFMT é importante instrumento de controle de gastos, ensejando uma maior racionalidade e eficiência no uso do dinheiro público.
A contratação de empresa para Gestão de Abastecimento e Manutenção, por meio de sistema informatizado e de cartão eletrônico via Web, reduzirá os custos com mão de obra direta, proporcionará um melhor controle orçamentário e financeiro, maior agilidade e acuracidade na elaboração de relatórios.
Este tipo de serviço, já utilizado pelo IFMT, tem-se demonstrado simples e eficiente, proporcionando segurança e agilidade, tanto na utilização dos serviços mencionados, quanto no gerenciamento das informações pertinentes, aumentando assim o controle sobre os custos de cada veículo.
Ressalta-se que o transporte, seja de pessoas, materiais, documentos e pequenas cargas, as atividades acadêmicas e outras demandas, são de fundamental importância no apoio às atividades-meio e fim desse Instituto.
Os serviços de manutenção são essenciais para a preservação da funcionalidade dos veículos oficiais do IFMT Campus Barra do Garças, bem como contribuem para o bom funcionamento dos mesmos, aumentando sua vida útil.
A ausência dos serviços aqui pleiteados comprometeria as atividades institucionais do IFMT, não possibilitando que seus usuários realizassem o uso dos veículos oficiais com segurança e conforto.
A terceirização dos serviços de manutenção veicular, no âmbito da administração pública federal, constitui-se em uma alternativa necessária para a melhoria do desempenho da gestão das atividades relacionadas ao transporte.
2.2. Objetivos da aquisição/contratação:
Redução de despesas administrativas relativas ao espaço físico e pessoal necessários à operacionalização das demandas de manutenção;
Redução de despesas com a frota, através do uso de controles dinâmicos e eficazes, que conferem veracidade às informações e permitem reduzir o tempo de coleta, digitação, compilação e análise de dados;
Obtenção de informações sobre o abastecimento e manutenção em tempo hábil para tomada de decisões;
Agilidade nos procedimentos;
2.3. Alinhamento com o Planejamento Estratégico
OE 01 - Institucionalizar, de forma participativa, boas práticas de gestão orçamentária.
2.3.1 Consta no Plano Anual de Contratação?
A contratação de serviços de gerenciamento de frotas de veículos oficiais consta no Plano Anual de Contratações do Exercício de 2022 do Campus Barra do Garças, no Sistema PGC.
3. Quantidade de material/serviço
Item | Unidade | Qtd | Descrição/Especificação |
1 | Serviço | 1 | Contratação de serviço continuado de Gerenciamento de Abastecimento e Manutenção de Frota |
4. Previsão de data em que deve ser iniciada a prestação dos serviços/entrega do material:
A referida prestação do serviço deve ser iniciada a partir de maio de 2024.
5. Definição da necessidade de elaboração ou não de Estudo Preliminar (ETP) e Mapa de Risco:
Declaro que realizei consulta ao Setor de Almoxarifado, Patrimônio e ao CAP/DAC/DAP quanto a existencia de processo para atendimento a esta necessidade. Devido a resposta negativa estou formalizando esta demanda para providências necessárias.
Em vistas a ação supracitada, solicito avaliação do DAP quanto a necessidade de elaboração dos Estudos Preliminares e mapa de risco.
Caso sejam necessários indico os servidores abaixo para compor a comissão de planejamento representando a área técnica e o setor requisitante.
Nome completo | Siape | Lotação | Composição |
Ricardo Camargo de Souza | 2340991 | BAG-PAT | Presidente - Demandante |
Jose Fernandes Nunes Belem | 1860869 | BAG-BIB | Membro - Fiscal Técnico |
Ademir Jose de Jesus Silva | 1635009 | BAG-DAP | Membro - Representante da Área Administrativa |
6. Indicação de servidores para fiscalização/recebimento do material/serviço:
Solicitar que os servidores indicados assinem em conjunto este documento, sinalizando que estão cientes da referida indicação | ||
Fiscal técnico ou responsável pelo recebimento (titular): | Fiscal técnico ou responsável pelo recebimento (substituto): | |
Jose Fernandes Nunes Belem Fiscal Técnico Matrícula 1860869 | Regis Garcia de Oliveira Fiscal Técnico Substituto Matrícula 1936093 |
7. Responsabilidade pela formalização da demanda:
Ricardo Camargo de Souza
Demandante
Matrícula 2340991
Jose Fernandes Nunes Belem
Fiscal Técnico
Matrícula 1860869
8. Ciência da chefia do DAP:
Elder Cavalcante Fabian
Chefe do Departamento de Administração e Planejamento
Portaria 818 de 23/04/2021
9. Aprovação pelo Ordenador de Despesas da UASG:
Aprovo a continuidade do processo para contratação do objeto.
Renata Francisca Ferreira Lopes
Diretora-Geral
Portaria 738 de 19/04/2021
Documento assinado eletronicamente por:
- Ademir Jose de Jesus Silva, ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO, em 09/02/2022 16:56:55.
- Ricardo Camargo de Souza, COORDENADOR - FG0002 - BAG-PAT, em 09/02/2022 17:42:46.
- Elder Cavalcante Fabian, CHEFE DE DEPARTAMENTO - CD0004 - BAG-DAP, em 09/02/2022 19:06:09.
- Jose Fernandes Nunes Belem, ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO, em 10/02/2022 06:25:45.
- Martha Tussolini, DIRETOR GERAL - SUBSTITUTO - BAG-DG, em 10/02/2022 09:39:17.
- Regis Garcia de Oliveira, TECNICO DE LABORATORIO AREA, em 11/02/2022 06:42:14.
Este documento foi emitido pelo SUAP em 04/02/2022. Para comprovar sua autenticidade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse https://suapteste.ifmt.edu.br/autenticar-documento/ e forneça os dados abaixo:
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