MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO


Requerimento 8/2022 - CFS-COL/CFS-ENS/CFS-DG/CCONF/RTR/IFMT

Documento de Formalização da Demanda

 Órgão: IFMT - Campus Confresa
Setor Demandante: Departamento de Administração e Planejamento - DAPProtocolo nº:
Nome do Responsável pela Demanda: Rodrigo da Silva LopesMatrícula Siape nº: 2942033
E-mailrodrigo.lopes@ifmt.edu.brTelefone: (66) 3564-2600

1. Objeto da  Aquisição / contratação

Contratação de empresa para prestação de serviços contínuos, com dedicação exclusiva de mão de obra, de limpeza, asseio e conservação predial, com fornecimento de mão de obra, uniformes, EPIs, materiais, utensílios e equipamentos para atender as demandas do IFMT - Campus Confresa.

2. Justificativa da necessidade da aquisição do material / contratação do serviço

2.1. Motivação da Contratação:

A motivação de solicitação da licitação, para o objeto citado acima, levou em consideração que, o atual contrato nº 04/2020 prestados pela empresa FORTES COMERCIO E PRESTADORA DE SERVICOS DE LIMPEZA, inscrita no CNPJ sob o nº 21.250.438/0001-06, celebrados em 14/03/2017 termina sua vigência em 14/07/2022. 

Os serviços em questão são de natureza continuada, conforme inciso II. do art. 57 da Lei nº 8.666/93 e Portaria IFMT nº 195/2016 e deve-se observar ainda que o objeto desta contratação é imprescindíveis à Administração para o regular desempenho de suas atribuições.

Nesse momento a contratação desses serviços torna-se indispensável e essencial, uma vez que o IFMT não dispõe em seu quadro de pessoal, e nem em seu Plano de Cargos e Salários, a previsão de recursos humanos especializados para o atendimento de serviços dessa natureza e não caracterizadas como atividades fins do IFMT.

Segundo o que dispõe o Artigo 7º § 1º da IN 05, de 26 de maio de 2017, a Administração poderá contratar, mediante terceirização, as atividades dos cargos extintos ou em extinção, tais como os elencados no Anexo I, da Lei nº 9.632, de 07 de maio de 1998.

Considerando que o Instituto Federal de Mato Grosso - Campus  Confresa necessita assegurar a continuidade do atendimento dos serviços terceirizados de limpeza, asseio e conservação, sendo este, essencial para garantir o funcionamento adequado às instalações para toda comunidade acadêmica do IFMT, e a todos que necessitam de atendimento no órgão, bem como para manter a sanidade mínima, dos ambientes, e conforto de seus usuários, pois a interrupção pode comprometer as atividades de ensino e o fluxo dos trabalhos executados.

Nesse sentido, considerando a proximidade do encerramento da vigência do referido contrato, a impossibilidade de sua prorrogação ordinária, e ainda o fato de que a demanda pelos serviços mencionados é contínua/permanente, faz-se necessário proceder ao levantamento das soluções disponíveis no mercado, aptas a viabilizar a continuidade de sua execução, de modo a atender às necessidades desta Instituição no que se refere às atividades de limpeza, asseio e conservação.


2.2. Objetivos da Contratação:

A contratação dos serviços de limpeza, asseio e conservação tem como objetivo:

a) Garantir um ambiente limpo e conservado, proporcionando estímulo, saúde e bem-estar a todos os usuários e visitantes que buscam os serviços fornecidos pelo IFMT – Confresa;

b) Garantir a continuidade dos serviços, cuja interrupção pode comprometer o fluxo das atividades administrativas e pedagógicas executados no âmbito deste Campus;

c) Fortalecer o princípio da economicidade.


2.3. Alinhamento com o Planejamento Estratégico:

Pelas razões já mencionadas, a prestação de serviços contínuos de limpeza, asseio e conservação predial revela-se imprescindível para a boa realização da atividade-fim desta Instituição, que é a prestação de serviços educacionais, de modo que sua contratação está ligada à consecução de praticamente todos os objetivos estratégicos estabelecidos no Planejamento Estratégico Institucional, para o período de 2019-2023. O item 17 deste plano, que trata da infraestrutura física e instalações acadêmicas, demonstra claramente a necessidade e relevância deste processo de contratação para a manutenção de rotinas diárias de limpeza e conservação das instalações do Campus. 


2.4. Informações Orçamentárias:


3. Quantidade de material/serviço a ser contratado

O serviço é contratado com base na área a ser limpa conforme o disposto no ANEXO VI-B, Instrução Normativa 05/2017 – MPOG, e ainda considerando a produtividade de cada área. A seguir segue o levantamento da área a ser limpa:

ItemDescrição/EspecificaçãoUnid. MedidaQuantidade
1

Contratação, sob a forma de execução indireta, de pessoa jurídica especializada em prestação dos serviços terceirizados de natureza continuada de limpeza, asseio, conservação e higienização, nas dependências do Instituto Federal de Mato Grosso/Campus Confresa. Compreenderá o fornecimento de mão de obra, uniformes, EPI, materiais, equipamentos e utensílios necessários e adequados à execução dos serviços, Sendo a área total de 69931 m² e a área convertida para produtividade é de 7877 m². Contrato será de 12 meses prorrogável até 60 meses. Sendo (12auxiliares de serviços gerais (11 auxiliares e 1 líder).

 Serviço01


UTENSÍLIO DE CONSUMO ANUAL

MATERIALUNIDADE DE MEDIDAQUANTIDADE ANUAL
BALDE EM MATERIAL PLÁSTICO, polietileno de alta densidade, alta resistência a impacto, paredes e fundo reforçados, reforço no encaixe da alça,  capacidade 8,3 litros.UNID.40
LUVA DE BORRACHA, de punho longo nº 07, tamanhos P/M/G.Par60
LUVA EM LÁTEX, antiderrapante, resistente, impermeável para limpeza, tamanhos P, M e G.Par500
PÁ PARA LIXO EM METAL  PARA RECOLHIMENTO DE LIXO, cabo de madeira com 90 cm de comprimento.UNID.20
RODO, para piso, com 02 (duas) borrachas, base em polipropileno com 600 mm, cabo em madeira com encaixe rosqueado, comprimento 1500 mm.UNID.100
VASSOURINHA SANITÁRIA s/estojo, para limpeza de vaso sanitário, em plástico material cerdas: nylon, cabo plástico.UNID.20
VASSOURA, material em nylon comprimento cabo: 1,50 m, comprimento cepo: 40 cm, Aplicação: limpeza em geral, cerdas de 13 cm de comprimento, madeira aparelhada e lixada.UNID.40
VASSOURA DE TETO (p/ remover teia de aranha c/ cabo 3m..UNID.10
DISPENSER PARA PAPEL HIGIÊNICO, para rolão de até 500 metros.UNID.10
DISPENSER PARA PAPEL TOALHA, conforme o tamanho do papel a ser entregue.UNID.5
DISPENSER PARA SABONETE LÍQUIDO.UNID.5
DESENTUPIDOR DE VASO SANITÁRIO, tipo bola.UNID.2
BORRIFADOR MANUAL, plástico com capacidade 500mlUNID.40
MÁSCARA COM FILTRO PFF1UNID.120
MÁSCARA COM FILTRO PFF2UNID.120
DETERGENTE, removedor de cera em pisos a base de álcool graxo etoxilado/ propoxilado, alminoetano L, aspecto físico líquido, deve proporcionar brilho e acabamento acrílico. Frasco de 5 Litros.Galão de 5 litros60


MATERIAIS DE CONSUMO MENSAL

MATERIALUNIDADE DE MEDIDAQUANTIDADE MENSAL
ÁGUA SANITÁRIA, uso doméstico, a base de hipoclorito de sódio, com dados de identificação do produto, marca do fabricante, data de fabricação, prazo de validade e registro no Ministério da Saúde.Litro150
ÁLCOOL ETÍLICO HIDRATADO, líquido 70º.Litro40
AROMATIZANTE SPRAY (purificador de ambiente), embalagem de 360ml, livre de CFC.UNID.15
DESINFETANTE PARA USO GERAL BRUTO, com ação germicida, bactericida e fungicida, super concentrado.Galão de 5 litros20
ESPONJA SINTÉTICA, dupla face, um lado em espuma poliuretano e outro em fibra sintética abrasiva, dimensões 100 x 70 x 20 mm, com variação de +/- 10 mm. Embalagem com dados de identificação do produto e marca do fabricante.UNID.20
ESPONJA DE FIBRA SINTÉTICA, aplicação serviço pesado, multi uso, comprimento mínimo 260mmUNID.30
ESCOVA DE MÃO, plástica, com fibras duras.UNID.2
FLANELA, 100%  algodão, branca para uso geral de 60 x 40 cm.UNID.20
IMPERMEABILIZANTE ACRÍLICO de proteção e resistência prolongada a pisos laváveis e pisos com grande tráfego, com alto brilho, concentração retrátil de 50%.Galão de 5 litros16
LIMPA VIDROSGalão de 5 litros4
LIMPADOR  MULTIUSO “FLOTADOR”, universal, limpeza pesada, super concentrado.Galão de 5 litros10
PANO DE CHÃO de saco alvejado especial 40x70, para limpeza de piso - cor branca.UNID.15
PAPEL HIGIÊNICO, em Rolo 500 m, folha dupla, macio, 100% Celulose Virgem.  Embalagem: Caixa com 8 rolos x 500 m.Caixa com 8 rolos de 500 metros36
PAPEL TOALHA interfolhado, na cor branca, 2 dobras, de 1ª qualidade, 100% celulose virgem,  com alta absorção, fls. 21 cm x 23 cm, de alta absorção, macias, absorventes e econômicas, embalagem contendo marca do fabricante, cor e lote do produto, maços embalados individualmente, conforme modelo do dispenser.Fardo com 5 pacotes, contendo 200 folhas em cada pacote, totalizando  1000 fls.20
SABÃO EM BARRA  c/ 05 unidades - 200 gramas.UNID.1
DETERGENTE SANEANTE, aspecto físico líquido, tipo neutro e biodegradável.  Galão de 5 litros24
SABONETE CREMOSO LIQUIDO, de odor agradável, com ph neutro, umectante, antialérgico (pronto uso), com dados do fabricante, data de fabricação e prazo de validade e registro no Ministério da Saúde.Galão de 5 litros8
SACO PARA LIXO de 100 litros, cor preta, 7 micras, deverá estar de acordo com as normas da ABNT NBR 9190,9191, 9195, 14474 e 13056. As embalagens deverão ter toda especificação.Fardo com 100 unidades5
SACO PARA LIXO de 40 litros, cor preta, 7 micras, deverá estar de acordo com as normas da ABNT NBR 9190,9191, 9195, 14474 e 13056. As embalagens deverão ter toda especificação.Fardo com 100 unidades15
PROTETOR SOLAR, tipo proteção UVA/UVB, fator de proteção 70, forma farmacêutica gel creme.Bisnaga de 200ml12
DESENGORDURANTE, produto de característica física cremosa adicionada de cloro, deve ser eficiente para a remoção de gordura e limpeza de superfície pesada.  Frasco de 500 ml.Frasco de 500 ml1
ESPANADOR DE PÓ, objeto confeccionado em penas, cabo em madeira e comprimento de 40 cm.UNID.4
DESODORIZADOR SANITÁRIO, pedra sanitária tipo pastilha, detergente biodegradável sem adição de fosfato. UNID.360



PLANILHA DE EQUIPAMENTOS / UTENSÍLIOS 

ESPECIFICAÇÃOUNID.QUANTIDADE
CARRINHO UTILITÁRIO, tipo mop, com os equipamentos: carro funcional, conjunto espremedor doblô,  MOP Água e pó, pá coletora e placa "piso molhado"UNID.5
ENCERADEIRA INDUSTRIAL c-510 - deverá ser entregue com os respectivos acessórios, necessários ao bom funcionamento do equipamento.UNID.3
ROÇADEIRA LATERAL - a gasolina - no mínimo 40cc - motor 2 tempos, com o kit EPI. Com manutenção e abastecimento.UNID.2
ESCADA DE ABRIR (em V), em alumínio com 6 degraus,  pés antiderrapantes, sapatas de borracha.UNID.2
EXTENSÃO DE 20 METROS, com pino macho e fêmea.UNID.3
FIO PARA ROÇADEIRA 3,0 mm QUADRADO, rolo com no mínimo 312 metros.UNID.4
MANGUEIRA EM POLIÉSTER REFORÇADO COM TELA, engate rápido, com 50 metros.UNID.3
SINALIZADOR DE AVISO “Banheiro fora de uso – não entre”.UNID.8
CARRO CORTADOR DE GRAMA A GASOLINA, motor  de no mínimo 6 HP, de empurrar. Com manutenção e abastecimento.UNID.1
LÂMINA PARA CARRINHO CORTADOR DE GRAMA, tipo universal em aço.UNID.6
ÓCULOS DE PROTEÇÃO, com lentes confeccionadas em uma única peça de policarbonato incolor, dotado de proteção lateral, haste tipo espátula, fabricado de acordo com as normas ANSI Z 78. UNID.12
CHAPÉU COM PROTETOR DE PESCOÇO, confeccionado em tecido e  apresentar protetor de pescoço feito em tecido.UNID.6
PERNEIRA DE PROTEÇÃO, confeccionada em duas camadas de couro sintético, dimensões aproximadas 45 cm de altura x 45 cm de diâmetro, material destinado a proteção de cobras e outros animais peçonhentos, deve possuir certificação. pares6
ABAFADOR AURICULAR, material confeccionado em polietileno, formato semicircular, tamanho regulável  destinado a absorção de ruídos, deverá permitir redução do ruído igual ou superior a 25 DB.  UNID2
LUVA DE BORRACHA GRANDE, confeccionada em policloropreno (neoprene), borracha nitrílica, punho prolongado e textura nas pontas dos dedos.  Pares6
ENXADA, material  em aço carbono largura 18 cm , com cabo em madeiraUNID3
LIMA, material confeccionado em aço específico destinado para corte simples, afiar enxada, arado, facão e etc. de perfil chato de uso geral, para superfícies planas e convexas. Dimensões: 8"/200mm.UNID.10
RASTELO, rastelo para jardinagem confeccionado em aço com cabo de madeira de 120 cm, aproximadamente 22 dentes. UNID.10
FACÃO DE PODA, confeccionado em aço, cabo em madeira e tamanho de aproximadamente de 60 cm. UNID.4
LAVADOURA DE ALTA PRESSÃO, pressão 1600 psi, vazão 7,5 litros/ minutos, tensão 220V. Equipamento deverá conter três pistões, carrinho de transporte, reservatório para detergente e mangueira de alta pressão.  UNID.1
CARRINHO DE MAO DE FERRO: conjunto carrinho de mão com braço metalico, caçamba metalica rasa redonda (chapa 24-26) e pneu de camara 3,25 x 8´, volume 60ltUNID.2


UNIFORMES

DESCRIÇÃOQTDE SEMESTRALUNIDADE
CALÇA BRIM, com elástico2UNID.
CAMISETA PÓLO, tecido Malha Fria / Malha Piquet, manga curta. Cor neutra.2UNID.
CAMISETA PÓLO, tecido Malha Fria / Malha Piquet, manga longa. Cor neutra.2UNID.
BOTA DE BORRACHA CANO MÉDIO. As botas devem possuir cano médio, serem confeccionadas em PVC, impermeável, solado antiderrapante, e forro em poliéster.1Par
BOTINA EPI SERVIÇOS GERAIS, testado e aprovado pelas Normas da ABNT NBR 12594/1992, ABNT NBR 12561/1992 e ISO 20347/2004. 6.2Par
MEIAS, padrão sport, tecido Algodão, cor preta/azul escuro/branca6Par
CAPA DE CHUVA1UNID.
CRACHÁ DE IDENTIFICAÇÃO com foto e logomarca da empresa1UNID.


4. Previsão de data em que deve ser iniciada a prestação dos serviços/entrega do material:

4.1 Considerando que o término do atual contrato de limpeza  seria em 14/07/2022, no a empresa contratada abandou os serviços e neste caso foi realizado uma contratação emergêncial,  o início da prestação dos serviços desse pregão eletrônico ocorrerá em setembro de 2022.


5. Definição da necessidade de elaboração ou não de Estudo Preliminar e Mapa de Risco:

(   )  Considerando o disposto no § 2º do art. 20 da IN MPSG/SEGES Nº 05/2017, em virtude do valor estimado da contratação o Estudo preliminar e o gerenciamento de riscos da contratação serão dispensados para esta contratação, bastando a elaboração de TR ou PB.

( X ) Devido a complexidade do objeto e o valor estimado da contratação, o Estudos preliminar e o gerenciamento de riscos da contratação serão elaborados pela equipe de planejamento indicada neste documento  para esta contratação.

(   ) Por se tratar de aquisição de material/serviço por meio de ARP vigente, o Mapa de Riscos e Estudos Preliminares já encontram-se no processo licitatório referente ao Pregão SRP nº________- UASG:__________________.

(   ) Por se tratar de aquisição de material/serviço por meio de IRP, o Mapa de Riscos e Estudos Preliminares será elaborado por  esta unidade no que lhe couber.


6. Indicação de servidores para Equipe de Planejamento:


Solicitar que os servidores indicados assinem em conjunto este documento, sinalizando que estão cientes da referida indicação

Fábio Gonçalves Marinho

Técnico de laboratório/ área química

SUAP:2999558

Ivaldo Afonso da Silva

Auxiliar de agropecuária

SUAP:2205216

Francielly Moraes dos Anjos

Assistente de Alunos

SUAP: 1317455

Vinicios da Silva Lopes

Assistente em administração

SUAP:1863283

Alex de Paula Santos

Técnico em agropecuária

SUAP:3285133

Denis Marcos Pereira 

Administrador

SUAP: 1759055

Vitor Jose Batista Vittorazi 

Tecnólogo

SUAP: 1009323


7. Indicação de servidores para Fiscalização/Recebimento do material/serviço:


Solicitar que os servidores indicados assinem em conjunto este documento, sinalizando que estão cientes da referida indicação

Fiscal TécnicoFiscal Técnico Substituto

 Mariano Pereira Noleto

Coordenador da CAE

SUAP:2106678

 Arthur Paixão Correia

Assistente de Aluno

SUAP:215692

Fiscal AdministrativoFiscal Administrativo Substituto

Aliciane Ferreira e Almeida de Andrade

Psicóloga

SUAP:2459700

Tiago Ferreira de Morais

Assistente em administração

SUAP: 2260673

Gestor ContratoGestor Contrato Substituto
Nome: Laura Cristina Nobre Barros
Cargo: Assistente social
Siape: 3012109
Nome: Robiney Sousa dos Santos
Cargo: Assistente em administração
Siape: 2942069

7. Responsabilidade Pela Formalização da Demanda:

Portaria 93/2022:


Fábio Gonçalves Marinho

Técnico de laboratório/ Área química

SUAP:2999558


Ivaldo Afonso da Silva

Auxiliar de agropecuária

SUAP:2205216


Francielly Moraes dos Anjos

Assistente de Alunos

SUAP: 1317455


Alex de Paula Santos

Técnico em agropecuária

SUAP:3285133


Vinicios da Silva Lopes

Assistente em administração

SUAP:1863283


Denis Marcos Pereira 

Administrador

SUAP: 1759055


Vitor Jose Batista Vittorazi 

Tecnólogo

SUAP: 1009323


8. Demandante:

 Rodrigo da Silva Lopes

Matrícula Siape nº: 2942033


8. Aprovação pelo Ordenador de Despesas da UASG:

Giliard Brito de Freitas

Diretor-Geral

Matrícula Siape: 1758470






Documento assinado eletronicamente por:

  • Fabio Goncalves Marinho, TECNICO DE LABORATORIO AREA, em 15/06/2022 13:49:18.
  • Francielly Moraes dos Anjos, ASSISTENTE DE ALUNO, em 15/06/2022 13:49:57.
  • Giliard Brito de Freitas, Diretor Geral - CD2 - CFS-DG, em 15/06/2022 13:53:53.
  • Ivaldo Afonso da Silva, COORDENADOR - FG1 - CFS-CSA, em 15/06/2022 13:59:34.
  • Denis Marcos Pereira, ADMINISTRADOR, em 15/06/2022 15:09:54.
  • Alex de Paula Santos, TECNICO EM AGROPECUARIA, em 15/06/2022 15:37:05.
  • Vinicios da Silva Lopes, ASSISTENTE EM ADMINISTRACAO, em 15/06/2022 15:44:11.
QR code do documento

Este documento foi emitido pelo SUAP em 15/06/2022. Para comprovar sua autenticidade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse https://suapteste.ifmt.edu.br/autenticar-documento/ e forneça os dados abaixo:

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