Ministério da Educação
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Mato Grosso
Campus Pontes e Lacerda

RELATÓRIO 4/2020 - PLC-DAP/PLC-DG/CPL/RTR/IFMT 

Mapa de Riscos

Número do processo: 23198.000875.2020-07

 1. O presente documento visa demonstrar os riscos da contratação/aquisição de 02 salas modulares para o IFMT Campus Pontes e Lacerda - Fronteira Oeste.


FASE DE ANÁLISE


Processo: PLANEJAMENTO

Seq.

Riscos

Possíveis causas

Probabilidade

Impacto

Pontuação Final

1

Falhas no orçamento


-Erro de quantidades;

-Erro na base de cálculo;

-Erro na tomada de preços de mercado;

-Omissões;

-Falta de mão de obra especializada (orçamentista);


3

3

6

2


Falta de compatibilização dos projetos


-Falha na coordenação;

-Falta de conhecimento técnico.

3

3

6

3


Problemas nos comandos do Edital



-Falta de revisão e atualização das normativas legais;

-Falta de clareza nas condições de habilitação.


2

2

4


Processo: SELEÇÃO DO FORNECEDOR

Seq.

Riscos

Possíveis causas

Probabilidade

Impacto

Pontuação Final

1


Fornecedor desqualificado ou inadequado


-Edital mal elaborado (falhas na habilitação);

-Erro na avaliação da Comissão;

-Parâmetros técnicos inadequados para a escolha do fornecedor;

-Falta de análise da saúde financeira da empresa licitante;

-Muitos compromissos assumidos, o que pode impactar na execução do Contrato.

2

4

6

2


Contratação irregular


-Decisão errada da Comissão de Licitação;

-Falha na análise da documentação.

1

4

5


Processo: GESTÃO DO CONTRATO

Seq.

Riscos

Possíveis causas

Probabilidade

Impacto

Pontuação Final

1


Má execução do objeto

-Falhas na Fiscalização.

2

4

6

2


Mora na execução (Atraso)



-Descapitalização da empresa contratada (com riscos de a empresa entrar em Recuperação Judicial, etc.);

-Falha na qualificação econômico-financeira descrita no Edital;

-Análise deficiente da documentação de habilitação;

-Falta de regras mais claras no Edital, quanto às sanções quando do atraso e quanto a pagamentos (Ex.: pagamento da Administração local da obra e consumo somente se a obra estiver em dia).

4

4

8

3


Falta de segurança no trabalho



-Falta de comandos claros no Projeto Básico (Edital);

-Falha na Fiscalização.

2

4

6

4


Problemas na subcontratação


-Falhas no Edital;

-Falhas na Fiscalização.

3

3

6

5

Falta de motivação dos trabalhadores (inclusive Mestre de Obras) no canteiro de obras

-Falhas de Gestão da empresa

4

2

6


Elaborando/Revendo os Controles – Plano de Ação

​​​​​​​

Processo

Seq.

Riscos

Controles/Contingência

Responsáveis

Planejamento

1


Falha no orçamento




-Treinar e capacitar as equipes na Administração para o recebimento e revisão dos orçamentos;

-Melhorar as exigências na contratação do orçamentista quando da elaboração do projeto básico;

Elaborar aditivo, com verificação das causas da falha no orçamento e responsabilização (Contingência).

-Chefia imediata, com auxílio do departamento de Gestão de Pessoas

       

- Equipe de licitações, com o auxílio do corpo técnico

2


Falha na compatibilização dos projetos

-Melhorar as exigências de contratação do coordenador quando da elaboração do Edital;

-Treinar e capacitar as equipes na Administração para o recebimento e análise da compatibilização dos projetos.


-Equipe de licitações, com o auxílio do corpo técnico

-Chefia imediata, em conjunto com o departamento de Gestão de Pessoas

3


Falhas nos comandos do Edital

-Incorporar a atualização da legislação (e Acórdãos do TCU) e revisar os comandos técnicos.

-Equipe de licitação com o auxílio do corpo técnico

Seleção do Fornecedor

1

Fornecedor desqualificado ou inadequado




-Melhorar os comandos de habilitação no Edital (qualificação e habilitação financeira);

-Capacitar os integrantes da Comissão de Licitação;

-Promover diligências administrativas.

-Equipe de licitações



-Autoridade que designa a Comissão de Licitação

-Comissão de Licitação

2

Contratação irregular




Capacitar os integrantes da Comissão de Licitação.

Autoridade que designa a Comissão de Licitação

Gestão do Contrato

1




Má execução do objeto




-Melhorar o controle dos processos da execução para  a Fiscalização (criação de rotinas e manuais, descrição dos procedimentos, check lists, etc.).

-Fiscal do Contrato

2


Mora na execução (Atraso)

-Aplicar sanções (Contingência);

-Promover o controle de cronograma.

-Fiscal do Contrato

-Fiscal do Contrato

3




Falta de segurança no trabalho




-Promover o controle dos procedimentos de segurança na execução do Contrato;

-Incluir especificação criteriosa no Edital, quanto às necessidades de segurança;

-Conhecer e atualizar-se quanto às normativas legais.

-Fiscal do Contrato

-Equipe de licitação, com o auxílio do corpo técnico

-Equipe de licitação, com auxílio do corpo técnico


4

Falta de motivação dos trabalhadores (inclusive Mestre de Obras) no canteiro de obras

-Sugerir iniciativas à empresa contratada (pagamentos, incentivos, cestas básicas, etc.);

-Fazer reunião de alinhamento quanto à necessidade de capacitação da equipe de canteiro (Contingência);

-Incluir no Edital – e na planilha orçamentária – a sugestão de cursos de capacitação e motivação à equipe de canteiro.

-Fiscal do Contrato (e sua eventual Assessoria)



-Fiscal do Contrato



-Corpo técnico com auxílio da equipe de licitação

Responsável(eis) pela elaboração do Mapa de Riscos


Local e data de emissão: Pontes e Lacerda, 3 de dezembro de 2020



Bruno Vieira Venceslau
Assistente em Administração
Matrícula 2392463


Liliane Silva Pena Oliveira
Assistente em Administração
Matrícula 1837074





Documento assinado eletronicamente por:

  • Liliane Silva Pena Oliveira, CHEFE DE DEPARTAMENTO - CD4 - PLC-DAP, em 03/12/2020 10:40:19.
  • Bruno Vieira Venceslau, CHEFE DE GABINETE - FG0001 - PLC-GAB, em 03/12/2020 10:46:06.
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Este documento foi emitido pelo SUAP em 03/12/2020. Para comprovar sua autenticidade, faça a leitura do QRCode ao lado ou acesse https://suapteste.ifmt.edu.br/autenticar-documento/ e forneça os dados abaixo:

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